Afta ou câncer de boca: saiba como se prevenir e tratar a doença!
- Dra. Mênia Pereira
- 2 de out. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 20 de jan. de 2020

Você sabia que, segundo o Instituto Nacional do Câncer, são registrados mais de 14 mil
casos de câncer de boca por ano no Brasil? A falta de informação, prevenção e atenção
aos sintomas são os maiores motivos das pessoas serem pegas de surpresa em relação à
doença.
Este tipo de câncer pode afetar toda a sua cavidade oral, podendo aparecer na gengiva,
mucosa bucal, céu da boca, língua e lábio. Além disso, os sintomas costumam ser
indolores, o que causa uma demora na procura por um diagnóstico e tratamento. Neste
texto, vou te contar tudo sobre o câncer de boca, seus sintomas, como se prevenir e
como é o tratamento.
Quais os sintomas do câncer de boca?
Para os pacientes que não tem o hábito de verificar a saúde bucal com frequência, as vezes, o câncer de boca só é diagnosticado em estado avançado.
Para evitar isso, com esse texto, você vai saber como ficar mais atento aos sinais do câncer bucal. A maior preocupação é o fato dos primeiros sinais da doença aparecerem como feridas na boca, que podem ser confundidas com aftas.
A forma de diferenciar uma afta na boca de um sintoma é prestar atenção no tempo de cicatrização da ferida. Se levar mais que duas semanas, sem sinais de melhora, é indicado que você procure um dentista para uma análise melhor.
Outras indicações que podem ser preocupantes são manchas brancas ou avermelhadas na mucosa oral, céu da boca mais enrijecido, nódulos no pescoço e rouquidão. Vale ressaltar que os sintomas da fase inicial do câncer podem ser indolores.
Quando o câncer está mais avançado, o paciente pode ter problemas de mastigação, deglutição, fala e a sensação de que há algo preso na garganta.
As principais causas da doença são o tabagismo, alto consumo de bebidas alcoólicas, próteses dentárias mal adaptadas, muita exposição ao sol e alimentação com falta de nutrientes.
Câncer de boca tem cura?
Com a evolução da tecnologia, existem algumas formas eficazes de tratar o câncer bucal. Os tratamentos possíveis são cirurgias, radioterapias e quimioterapias. O seu médico vai indicar o melhor para o seu caso, possivelmente misturando mais de um tratamento para intensificar os resultados.
Com uma equipe especializada e a tecnologia necessária, as sessões de radioterapia costumam apresentar resultados positivos de tratamento. São emitidas radiações ionizantes para o tumor, a fim de destruir as células cancerígenas e frear o desenvolvimento do câncer de boca.
Contudo, cada caso deve ser avaliado por um médico especialista e por um dentista para indicarem o melhor tratamento. Uma vez que os pacientes apresentam diagnósticos diferentes e reagem de formas diversas aos tratamentos. Vale ressaltar que, apesar das diferenças, a higiene bucal é um dos tratamentos recomendados para todos.
Com o câncer, é possível que o paciente comece a apresentar problemas de
sensibilidade e cáries. De qualquer forma, a higiene bucal é grande aliada no processo de cura. Para isso, deve-se seguir as orientações abaixo:
1. Escovar os dentes após todas as refeições;
2. Comprar uma escova de dentes com cerdas macias e escovar com cuidado, para evitar machucar a boca;
3. Manter a hidratação da boca e do corpo em geral. Para isso, beba bastante
líquido;
4. Caso o líquido não esteja suficiente, verificar com um dentista a possibilidade de utilizar salivas artificiais para hidratar a boca.
Como prevenir?
Muito melhor do que tratar a doença é ficar atento para tentar evitar que ela apareça, correto? Por isso, prestar atenção ao seu corpo e nos cuidados com o mesmo são essenciais para prevenir o câncer de boca.
Listei alguns dos principais fatores causadores da doença:
1. Cigarro e álcool: o tabagismo é o agente externo mais relacionado ao surgimento da doença. Ainda mais se aliado ao consumo excessivo de álcool, uma vez que o mesmo potencializa a ação do tabaco. Sozinho, o álcool não tem impacto no surgimento do câncer bucal.
2. Raios solares: outro grande fator externo relacionado ao câncer de boca é a falta de proteção contra os raios solares. Os mesmos raios que causam o câncer de pele conseguem manifestar a doença na sua boca. Por isso, todo cuidado é pouco. O protetor solar labial vai te ajudar a prevenir e minimizar este efeito.
Como será a consulta ao dentista?
A consulta ao dentista é o primeiro passo após qualquer suspeita do câncer de boca. Este profissional é quem vai realizar o diagnóstico inicial e te direcionar para um oncologista.
As visitas ao dentista devem ser realizadas em todas as etapas do tratamento. Durante o tratamento, seu sistema imunológico vai ficar mais fraco, estando mais suscetível à infecções e outros problemas.
Colocar o dentista na sua rotina vai garantir que esses possíveis problemas sejam acompanhados e tratados logo no surgimento. Devido à baixa imunidade, é comum que apareçam alguns problemas como mucosite, cáries, herpes ou xerostomia.
Em resumo
Agora você já sabe tudo sobre o câncer de boca e tem o conhecimento para se prevenir e procurar um dentista sem se preocupar assim que identificar algo de errado.
É importante lembrar que os primeiros sintomas são similares à afta na boca, que permanecem por mais de duas semanas e podem ser indolores. Por isso, essa dica e a higiene bucal em dia são essenciais para a prevenção e cuidados desta doença.
Se você visita o dentista de 6 em 6 meses, para limpeza, as probabilidades de identificar o câncer bucal no estágio inicial são altas, aumentando as chances de cura.
Lembre-se que a prevenção, atenção e cuidados com a saúde geral e visitas regulares ao dentista vão te permitir um diagnóstico precoce e melhor qualidade de vida.
Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui que eu respondo para você!
Comments