Dentista na gravidez? Saiba porque a gestante deve cuidar bem da saúde bucal
- Dra. Mênia Pereira
- 5 de mar. de 2020
- 3 min de leitura

Muitas pessoas se perguntam se há necessidade de ir ao dentista na gravidez e se existe algum cuidado especial que a gestante deve ter.
Afinal, quando você está grávida, o seu corpo passa por enormes mudanças. Mas como isso afeta a sua saúde bucal?
Será que problemas nos seus dentes e gengivas podem prejudicar de alguma maneira a sua gestação?
Neste texto, vou te contar como você pode cuidar dos seus dentes para ter a melhor gestação possível.
Porque é importante ir ao dentista na gravidez?
Se você estiver planejando ter um filho, o ideal é ir ao dentista antes de engravidar. Assim, você cuida de tudo antes de estar grávida e pode evitar futuros problemas na gravidez.
Porque, durante a gestação, o corpo e o organismo da mulher acabam sofrendo muitas alterações. Os hormônios são muito afetados e podem desregular, o que pode afetar também a saúde bucal.
Algumas coisas podem acontecer durante a gravidez, como, por exemplo:
· Diminuição da produção de saliva;
· Erosão do esmalte dentário;
· Maior chance de ocorrência de cáries;
· Problemas na gengiva.
Ao diminuir a produção de saliva, a sua boca fica mais suscetível à ação de bactérias, dado que a saliva ajuda a eliminá-las. Já a erosão do esmalte dentário é causada pelos enjoos matinais, que são muito frequentes na gravidez.
Afinal, eles geram refluxos que deixam a boca mais ácida. O que faz também com que os dentes se tornem mais vulneráveis a cáries.
Mas, a principal preocupação do dentista em relação à gravidez é a gengiva. Pois, os hormônios da gravidez fazem com que a gengiva fique mais sensível a placas. E isso pode causar inflamações na gengiva, que podem ser perigosas ao feto.
Cuidados e dentista na gravidez
Então, qual é a melhor maneira de evitar esses problemas que podem surgir durante a gravidez?
A melhor maneira de evitar qualquer complicação na saúde bucal durante a gravidez é resolver todos os problemas até o terceiro trimestre da gestação.
Por isso, é recomendado que você visite o dentista na gravidez, com uma frequência maior do que o normal. Assim, você consegue descobrir problemas e realizar o tratamento adequado, ainda no início da gestação.
Em casos mais graves, onde é necessário a utilização de anestesia, é preciso ter muito cuidado. É recomendado apenas quando for realmente necessário, pois pode elevar a pressão arterial da gestante. Por isso, quanto antes resolver esses problemas, melhor.
Por esse mesmo motivo, todos os tratamentos estéticos e não urgentes devem ser feitos
apenas após a gestação.
Além disso, por todos os problemas que a higiene bucal pode causar durante a gestação, é muito recomendado que a gestante faça uma higienização mais completa que o normal.
Como a gestante se alimenta muito durante o dia, é importante que depois de cada refeição haja a limpeza dos dentes, de forma eficiente.
É importante ficar atenta a qualquer sinal de problema na sua saúde bucal. Principalmente, atente-se a:
· Alterações na gengiva;
· Sangramento;
· Manchas nos dentes.
Se no momento que você fizer a higiene bucal, com escova e fio dental, você reparar em algum desses problemas, conte para o seu dentista.
Saúde bucal na gestação
Então, a gestante deve sim ter um cuidado especial com a sua saúde bucal, pois o seu corpo está em constante mudança.
Por isso, lembre-se de:
· Ter o acompanhamento de um dentista na gravidez;
· Escovar bem os dentes e passar fio dental;
· Evitar procedimentos estéticos desnecessários.
Assim, você consegue cuidar da sua saúde e do seu bebê. Se esse texto foi útil para você, compartilhe com as suas amigas.
Comments