Para que serve a aplicação de flúor: benefícios e cuidados!
- Dra. Mênia Pereira
- 3 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de jan. de 2020

Você já sabe que para manter sua saúde bucal em dia é preciso ter uma boa higienização, com escovação e fio dental. Mas talvez você não saiba a importância que a aplicação de flúor tem na manutenção do seu sorriso.
Por isso, na sua visita ao dentista, é provável que seja realizada a aplicação do mesmo. Uma vez que o flúor tem grande importância na prevenção de cáries e no fortalecimento dos seus dentes.
Para que serve o flúor
O flúor é um mineral natural encontrado na natureza e presente em alguns alimentos, que serve para prevenir e controlar a progressão de cáries e agir como um escudo contra as bactérias.
Além disso, o mineral tem poder de aumentar a densidade óssea, combater infecções, fortalecer o esmalte dental, regredir a desmineralização dos dentes e diminuir a quantidade de bactérias maléficas presentes na sua boca.
Em crianças, o flúor se concentra nos dentes de leite e nos que ainda estão em crescimento para endurecer o esmalte dentário. Já nos adultos, tem a mesma função, contudo, age nos dentes permanentes.
Outro impacto do mineral nos seus dentes, é o fortalecimento dos mesmos através da remineralização. Isso acontece porque a ingestão de alimentos ácidos junto com as bactérias presentes na saliva removem os minerais dos dentes.
A aplicação do flúor é responsável por devolver esses minerais para o esmalte dentário, regulando os níveis de mineralização dos seus dentes e deixando-os mais fortes.
A aplicação do flúor
A aplicação do flúor é recomendada em alta frequência e pequenas doses. Por isso, além do consultório odontológico, você consegue encontrar o mesmo na água potável, em pastas de dentes e enxaguantes bucais.
O seu dentista deve fazer uma avaliação da necessidade de aplicação de flúor no consultório. Caso seja necessário, é um procedimento bem simples. O mesmo pode ser feito através de um bochecho, pela aplicação do verniz de flúor em dentes específicos que necessitem mais minerais ou com a colocação de moldeiras com gel de flúor.
Em todos os casos, para um melhor efeito, é preciso ficar de 30 minutos à 1 hora sem ingerir líquidos e alimentos após a aplicação.
Além disso, a manutenção do nível de flúor na infância também é de grande importância para prevenir tendências à cáries e doenças periodontais. Para isso, o ideal é consultar um dentista e começar a aplicação de flúor a partir dos 3 anos de idade.
Cuidado com a quantidade
Contudo, apesar dos benefícios da aplicação do flúor, se o mesmo estiver presente em excesso no seu corpo pode trazer prejuízos para sua saúde. O esmalte dentário pode perder brilho, deixando seus dentes com uma cor desigual, pode-se criar desníveis na superfície do esmalte e até deixar os dentes mais fracos.
É recomendado uma pequena quantidade de flúor diária. Por isso, se a água que você consome e sua pasta de dente são fluoretadas, você não precisa se preocupar. A quantidade ingerida por você já está suficiente para manter sua saúde bucal, com baixos riscos de cáries.
Vá ao dentista!
Para garantir que o flúor nos seus dentes está na quantidade ideal, procure saber se a água que você consome teve adição do mineral ou não e verifique a quantidade que sua pasta de dente possui, essa informação é encontrada no rótulo da embalagem.
Além disso, vá ao dentista para garantir a saúde bucal dos seus dentes. Você sabia que é recomendado uma visita à cada 6 meses? Dessa forma, qualquer desequilíbrio pode ser identificado e tratado antes de causar muitos danos.
Se ficou com alguma dúvida sobre a aplicação de flúor, deixa sua pergunta nos comentários que eu te respondo.
Comments