top of page
Buscar

Roer unhas e pelinhas: como este hábito prejudica a sua saúde bucal?

  • Dra. Mênia Pereira
  • 18 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de jan. de 2020



Roer unhas, saúde bucal

Você sabia que aproximadamente 30% da população mundial tem o hábito de roer unhas e peles dos dedos? Se você está entre eles, precisa saber que, independente de como o hábito surgiu, pode ser muito prejudicial para a sua saúde bucal.


Sabemos que é difícil abandonar algo que nem sabemos como começou e não entendemos as consequências. Contudo, assim que você acabar de ler este artigo vai querer nunca mais colocar sua unha na boca.


Para isso, vamos te dar todas as informações necessárias para abandonar este hábito de vez! O artigo fala sobre as consequências e os problemas que podem ser gerados a partir desta prática e como evitar.

Os prejuízos de roer unhas e peles


Um dos principais efeitos negativos de roer unhas é o desgaste do esmalte dos dentes. Isto pode acontecer em intensidades diferentes dependendo a frequência e da força que você utiliza na ação, podendo trincar ou lascar os dentes.


Outra consequência tão grave quanto é a reabsorção radicular. Ou seja, é a perda da estrutura óssea dos seus dentes. Isto ocorre após acidentes ou danos progressivos e recorrentes aos dentes, e pode resultar até em perda dental.


Você sabia que roer unha, peles e qualquer outra coisa pode incentivar e facilitar o aparecimento do bruxismo? O bruxismo é o ranger involuntário dos dentes, geralmente causado pela ansiedade e estresse e causa dores de cabeça, retração gengival e sensibilidade dentária.


Além disso, também é bem provável que você abra feridas na sua boca e lábios com este hábito. Uma vez que sua mão e unhas são cheias de bactérias, é provável que cause infecções em todo o seu corpo, uma vez que é um caminho de entrada para as bactérias no seu corpo.


Para eliminar este hábito


Hábitos compulsivos como roer unhas e peles, normalmente, são iniciados como uma forma de canalizar as emoções, controlar o estresse e a ansiedade. Contudo, você não sabia que podia estar fazendo tão mal para a sua boca e o restante do seu corpo, correto?


Muitas pessoas recomendam o uso de esmaltes, manter as unhas cortadas e até utilizar produtos com gosto de pimenta nas mãos. Entretanto, se a raiz do problema não for tratada, uma hora ou outra você vai se pegar com a mão na boca.


Por isso, tente manter as suas unhas sempre bem cuidadas e, principalmente, limpas. Desta forma, você diminui o risco de infecções. Além disso, é importante que encontre uma nova forma de aliviar o estresse e a ansiedade.


Psicólogos recomendam que você comece a identificar os momentos nos quais estes hábitos aparecerem para ter melhor consciência e comando sobre suas ações. Desta forma, você vai conseguir evitar.


Manter a saúde bucal em dia!


Agora que você já sabe que roer unhas e pelinhas pode ser extremamente prejudicial para os seus dentes, resultando até na perda deles, você precisa parar de fazer. Caso seja um hábito que você tem há muito tempo, vá ao dentista para avaliar possíveis danos já existentes.


Além disso, procure encontrar a causa disto a fim de buscar a forma mais eficiente e adequada para conseguir eliminar este hábito de vez! Você já roeu ou ainda rói as unhas? Conta aqui o que você fez para parar!

 
 
 

Comments


bottom of page