top of page
Buscar

Sensibilidade nos dentes: saiba como minimizar as dores!

  • Dra. Mênia Pereira
  • 22 de out. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 20 de jan. de 2020



Você já sentiu alguma dor nos dentes ao ingerir algum alimento ou bebida, com mudanças de temperatura ou durante a escovação? É provável que você esteja com os dentes sensíveis.


Não se preocupe, a sensibilidade é comum entre as pessoas e tem tratamento. Neste texto vou te explicar tudo sobre ela, mostrar as causas, como tratar e o que fazer para evitar ou diminuir a sensibilidade nos dentes.

O que é?


A sensibilidade dental acontece quando a dentina, camada interna do dente, fica exposta por algum motivo. A mesma é composta por canais que estão conectados ao nervo do dente. Por isso, quando estão aparentes e sem proteção, a inervação é afetada e você sente uma dor incômoda nos dentes.


Para gerar essa exposição, o esmalte protetor do dente deve estar desgastado ou ocorreu a recessão da gengiva, deixando a dentina exposta. Ambos, o esmalte dentário e a gengiva, são protetores da dentina.


Para saber ao certo qual é a causa dos seus dentes sensíveis, é indicado ir ao dentista. O mesmo irá fazer uma avaliação completa e descobrir o motivo por trás da dor.


O que causa os dentes sensíveis?


A causa a sensibilidade nos dentes é a dentina exposta, enquanto diversas coisas podem causar essa exposição. Por exemplo:


1. Doenças gengivais;


Quando ocorre a retração gengival, a raiz do dente, fica exposta, causando a dor. Uma vez que a gengiva é a única coisa que protege a raiz.


2. Cárie;


As cáries são responsáveis por corroer a estrutura dental, devido ao acúmulo de bactérias. Com isso, a cárie pode atingir a dentina e deixar seus dentes expostos aos gatilhos de sensibilidade, como mudanças de temperatura e alimentos ácidos.


3. Bruxismo;


O bruxismo é caracterizado pelo ranger involuntário dos dentes, o que pode causar um desgaste dos mesmos.


4. Acidez excessiva na boca.


Doenças estomacais ou refluxos gástricos fazem com que os ácidos do estômago retornem para a boca. Dessa forma, o ambiente bucal fica com acidez excessiva, deixando seus dentes mais sensíveis. É importante tratar a doença.

Quais são os tratamentos?


A sua primeira ação ao sentir seus dentes sensíveis deve ser consultar um dentista para entender de onde está vindo a dor e definir o melhor tratamento. O dente sensível é tratável e curável com a orientação correta.


Em caso de retração gengival, o tratamento será a aplicação de produtos na parte exposta para minimizar a dor. Os produtos podem variar entre flúor, resina adesiva, produtos dessensibilizantes e até enxertos gengivais.


Se for identificada uma cárie, o ideal é que seja realizado um tratamento para verificar a continuidade da sensibilidade.


Se seu caso for causado por bruxismo, o tratamento pode ser mais complexo e conter várias etapas. Por isso, consulte o seu dentista para ter uma avaliação mais completa e saber qual é o melhor tratamento para o seu caso.


Existem também alguns hábitos que você pode e deve mudar em casa para melhorar e minimizar a sensibilidade nos dentes. Como:


1. Utilizar escova de dentes com cerdas muito macias;

2. Ter uma escovação delicada, sem aplicar força sobre os dentes;

3. Usar pasta de dente específica contra a sensibilidade;

4. Usar pasta de dente com flúor, para fortalecer os dentes;

5. Evitar alimentos e bebidas ácidas;

6. Higiene bucal em dia com idas regulares ao dentista;

7. Avaliar cuidadosamente o uso de produtos branqueadores, pois podem intensificar a sensibilidade;

8. Evitar hábitos parafuncionais, como roer unhas, peles e objetos.

 
 
 

Comments


bottom of page